quinta-feira, 3 de março de 2016

A História da Serra - Casa do Gelo


Aqui perdido em algumas leituras(em papel), sobre a história de Terras de Bouro, descobri um texto interessante sobre algo que já tinha ouvido falar: a Casa do Gelo da Chã da Fonte na Serra Amarela.


O texto, da autoria do Padre Matos Ferreira em 1728, que transcrevo de seguida refere:



"Tem o Gerez, entre seus despenhados rochedos campinas e planícies de extremada grandeza e dellas se descobre com vista grande parte do Reyno de Portugal e Galiza; a estas Campinas se chamão de Homë, Chã de Leonte, Chã Longa, Chã da Fonte; nesta está hua com tal propriedade em sua agoa, que por frigidissima se nao pode consentir nella hua mão por espaço de hüa Ave-Maria; tem também esta planície a Casa de Neve, que o Ilustrissimo Senhor Arce.Po Primaz Dom Luis de Sousa mandou fazer para recolhimento da neve, de que muito usava no verão, e hoje grande parte desta casa esta arruynada."
                                                         (não há erros, o texto está exactamente como foi impresso em Padre Matos Ferreira em 1728 em " Tesouro de Braga descoberto no campo do Gerês")

A este propósito, refira-se que os arcebispos de Braga possuiam, no alto da Serra Amarela, na conhecida Chã da Fonte, uma construção, onde costumavam guardar a neve que ali permanecia durante muitos meses, a que davam o nome de Casa da Neve, tal Como a de Arganil que se destinava a fazer gelo para a casa real. Também o Dr. Domingos Maria da Silva, ilustre filho das gentes de Entre-Homem e Cávado, se refere, na sua Monografia de Terras de Bouro á Casa da Neve» quando aborda a aldeia de Vilarinho das Furnas, e acescenta que fora mandada construir pelo arcebispo Sebastião Matos Noronha, que a não concluiu por ter sido preso em virtude da conjura contra D.João IV. Em 1680 já estava parcialmente demolida e assim ficou até 1684, altura em que o arcebispo D. Luis de Sousa (arcebispo de Braga entre 1677 e 1690) a mandou reedificar e encher de neve.  

Nesses séculos idos, algo diferente se passava na metereologia, e podia a serra ter neve, seis meses durante o ano. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Idade_do_Gelo

Só por uma vez lá estive. Fica aqui o registo deste local a quase 1300m de altitude. 

foto em: Trilhos a Norte


4 comentários:

Órion disse...

Olá Alexandre

Efectivamente o tempo meteorológico era diferente. A Europa passava por uma pequena idade do gelo que terá tido início no sec XVI? A serra Amarela devia ser um local muito mais frio e provavelmente coberto de neve a maior parte do ano.
ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Idade_do_Gelo

Abraços

Mundo da Alma disse...

Vou acrescentar o teu link ao post. Thanks Jorge.Abraço

Anónimo disse...

Espetacular!

Camping Shop/ Zé Novais disse...

Obrigado pela partilha. è tão bom saber.... e tu do que descobres gostas de partilhar. Muito obrigado.